Uma área equivalente a 460 mil campos de futebol ou a cinco vezes o tamanho do município de Ribeirão Preto (SP) foi queimada em apenas um dia de agosto, o mês que registrou mais incêndios no estado de São Paulo, segundo levantamento da Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo (Canaoeste).
O registro foi feito no dia 23 de agosto, quando uma combinação de fatores meteorológicos fez as chamas se espalharem rapidamente e levaram caos a diferentes municípios, com rodovias fechadas, quedas de energia elétrica, moradores assustados, suspensão de jogos de futebol e um acúmulo de fumaça que agravou as condições respiratórias e aumentou a procura por atendimentos médicos.
Com o pior número de focos de incêndio desde 2012, agosto terminou com 658,6 mil hectares de vegetações e plantações no estado de São Paulo destruídas pelo fogo, aponta a Canaoeste). Deste total, quase a metade – 328,2 mil hectares – foi atingida em um único dia, segundo a entidade que representa 2 mil produtores.
Esta notícia foi lida 52 vezes!