Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira, 23, tarifas de 12,5% a produtos brasileiros sob alegação de que o Brasil não teria adotado práticas contra a importação de bens produzidos, total ou parcialmente, com trabalho forçado. O Brasil está numa lista de 60 parceiros comerciais que serão sobretaxados com tarifas entre 10% e 12,5%.
As tarifas para o Brasil se somam aos 25% impostos em 22 de julho devido à investigação da seção 301 pelo USTR (Escritório do Representante do Comércio dos EUA). Nesse caso, a alegação dos Estados Unidos em relação ao Brasil era de práticas comerciais e regulação de comércio digital, Pix, etanol e propriedade intelectual.
Desta vez, as tarifas serão aplicadas de acordo com a Seção 301 da Lei de Comércio de 1974, que permite ao presidente impor tarifas a países estrangeiros que adotem práticas comerciais abusivas ou discriminatórias. A medida é uma resposta ao que o governo americano considera atos, políticas e práticas adotados por diversos países que falham em proibir e combater de forma eficaz a comercialização de bens produzidos com trabalho forçado.
Esta notícia foi lida 63 vezes!
ORC FM 94.9 Mhz Orlândia Rádio Clube
