(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Brasil / Governo Lula joga fora chave da cela de Bolsonaro com indulto natalino sem brecha para golpistas

Governo Lula joga fora chave da cela de Bolsonaro com indulto natalino sem brecha para golpistas

O governo Lula planeja jogar fora a chave da cela de Jair Bolsonaro com um decreto de indulto natalino que não deixa qualquer brecha para a concessão do benefício a quem cometeu crimes contra o Estado Democrático de Direito. Ou seja: não há no horizonte possibilidade de perdão a nenhum dos condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.

O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), órgão ligado ao Ministério da Justiça, aprovou na semana passada o texto do indulto natalino deste ano. A minuta ainda precisa passar pelo crivo do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e ser assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva antes de virar decreto. A tendência é que a proposta seja mantida.

O indulto está previsto na Constituição Federal e significa o perdão da pena, com a libertação do preso. O decreto presidencial costuma ser baixado em 23 de dezembro com os requisitos para quem pode receber o benefício.

Um dos artigos do texto do CNPCP proíbe o perdão a condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 e outros crimes contra a democracia. Também não pode ser indultado quem fez acordo de colaboração premiada. O tenente-coronel Mauro Cid, portanto, acumula dois motivos para não ser perdoado.

Esta notícia foi lida 58 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com