(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Brasil / Mulheres já são quase metade dos médicos do País e passarão a ser maioria na profissão em 2024

Mulheres já são quase metade dos médicos do País e passarão a ser maioria na profissão em 2024

Por Fabiana Cambricoli – O Estado de SP

Pela primeira vez na história do País, o número de mulheres médicas já é quase metade do total de profissionais do País e elas devem superar a quantidade de homens e se tornar maioria na profissão ainda neste ano, conforme mostram dados da nova edição do estudo Demografia Médica, divulgada nesta segunda-feira, 8, pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

PUBLICIDADE

De acordo com a pesquisa, que reúne dados atualizados até janeiro deste ano, as mulheres já representam 49,92% dos profissionais, enquanto os homens somam 50,08% do total. Em 1990, somente 30% dos médicos brasileiros eram do sexo feminino.

Há localidades do País em que as mulheres já são maioria, como na cidade de São Paulo, onde elas representam 51,04% da força trabalho da profissão, com 39.721 profissionais.

Segundo o CFM, a ligeira vantagem masculina ainda existente no cenário nacional deverá ser superada neste ano porque, desde 2009, as mulheres já são maioria entre as egressas das faculdades médicas. Entre os profissionais com menos de 40 anos, ela já são 58%. E considerando apenas os médicos que ingressaram no mercado em 2023, 60% eram do sexo feminino.

“A minha turma da faculdade era composta majoritariamente por mulheres. De 40 alunos, só sete eram homens”, conta a clínica-geral Laura Gomes Flores, de 29 anos, que se formou em 2019 e é médica da retaguarda clínica do plano de saúde Alice.

O relato contrasta com o da oftalmologista Wilma Lelis Barboza, de 57 anos. Formada na década de 1990, a médica e atual presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, conta que, na sua turma, 70% dos estudantes eram do sexo masculino. “Havia um predomínio absoluto de homens e essa era a regra para todas as faculdades de Medicina na época”, conta. “Na oftalmologia, quando ia a congressos e reuniões científicas, as mulheres eram 2%, 3%”, diz.

imagem newsletter
newsletter

Esta notícia foi lida 48 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com