(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Brasil / Por unanimidade, STF enterra ‘poder moderador’ das Forças Armadas; ‘aberração jurídica’, diz Toffoli

Por unanimidade, STF enterra ‘poder moderador’ das Forças Armadas; ‘aberração jurídica’, diz Toffoli

Pepita Ortega – Estadão

“Não existe e nunca existiu um ‘Poder militar’ no Brasil”. Com essa frase o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, deu o voto final para que a Corte máxima derrube qualquer interpretação sobre o ‘Poder Moderador’ das Forças Armadas. O ministro frisou como a amplificação de tal expressão, para possibilitar a atuação das FFAA contra os três Poderes, consiste ‘verdadeira aberração jurídica’ e subverte a essência da democracia.

“Superdimensionar o papel das Forças Armadas, permitindo que estas atuem acima dos poderes, é leitura da Constituição de 1988 que a contradiz e a subverte por inteiro, por atingir seus pilares — o    regime democrático e a separação dos poderes. Residiria nisso um grande paradoxo: convocar essas forças para atuar acima da ordem, sob o argumento de manter a ordem, seria já a suspensão da ordem democrática vigente”, ressaltou Toffoli.

Com o voto, o Supremo fecha, com unanimidade, o placar para enterrar tese usada por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro para alegar uma possibilidade de uma intervenção militar ‘dentro das quatro linhas da Constituição’. Toffoli inclusive destacou a necessidade de difundir a decisão do STF em escolas e academias militares para que ‘‘pensamentos de retorno a um passado de usurpação e de abusos não aconteçam nunca mais.

Em seu voto, Toffoli argumentou que é um ‘truísmo’ – uma obviedade – reconhecer que a Constituição não comporta qualquer interpretação que autorize a atuação das Forças Armadas como poder moderador.

“A necessidade de o Supremo Tribunal Federal decidir a respeito disso é sintomático dos tempos estranhos em que vivemos. Daí a importância desse julgamento, como mais uma oportunidade de o Plenário atuar em defesa da democracia brasileira contra os discursos que buscam enfraquecê-la”, frisou.

Esta notícia foi lida 38 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com