(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Brasil / Toffoli retira sigilo dos depoimentos do caso Master

Toffoli retira sigilo dos depoimentos do caso Master

Estadão
Em meio à forte pressão política a que vem sendo submetido no caso do Banco Master, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, retirou o sigilo de todos os depoimentos em vídeo no âmbito da Operação Compliance Zero, que investiga fraudes de R$ 12 bilhões no banco de Daniel Vorcaro. A decisão foi tomada após pedido do Banco Central para acessar o termo de depoimento do seu diretor de Fiscalização, Ailton de Aquino.

“Diante do pedido formulado pelo Banco Central para acesso ao depoimento prestado por seu diretor, ouvido na audiência realizada em 30.12, defiro o requerido e determino o levantamento do sigilo das peças constantes, exclusivamente em relação a todos os depoimentos e a acareação, mantido, no mais, o sigilo até manifestação pela Procuradoria-Geral da República a esse respeito”, determinou Toffoli.

Nesta quinta-feira, 29, antes de liberar o acesso aos depoimentos, o ministro, pela primeira vez, admitiu a possibilidade de que os autos da Compliance Zero poderão retornar à primeira instância judicial, onde a investigação teve origem.

“Encerradas as investigações, será possível examinar os casos para eventual remessa às instâncias ordinárias, sem a possibilidade de que se apontem nulidades em razão da não observância do foro por prerrogativa de função ou de violação da ampla defesa e do devido processo legal”, diz o texto.

Toffoli passou a conduzir o caso após acolher pedido da defesa de Vorcaro para que o inquérito fosse remetido ao STF, sob o argumento de que havia menção ao nome de um parlamentar com foro privilegiado em documentos apreendidos pela Polícia Federal. A decisão foi questionada por juristas, que apontaram ausência de elementos concretos capazes de justificar a competência do Supremo para analisar o processo.

Esta notícia foi lida 62 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com