(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Economia / Importados já representam um quarto consumo nacional de produtos fabricados pela indústria

Importados já representam um quarto consumo nacional de produtos fabricados pela indústria

Por Eduardo Laguna – Estadão

Os produtos importados estão se aproximando (alguns dados já mostram uma ultrapassagem) de um quarto do consumo nacional de produtos fabricados pela indústria. Mesmo com um câmbio não tão favorável para comprar do exterior, as importações responderam por 23,4% do consumo nos últimos dois anos, uma participação recorde numa série estatística da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) iniciada em 2004. Nove anos atrás, essa fatia estava em 15,4% (veja abaixo os porcentuais de cada ano).

PUBLICIDADE

O dado, que considera bens de consumo e intermediários, como peças e insumos industriais, corrobora uma tendência também apontada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que, na análise de números de 2022, já via a participação dos importados no maior patamar em duas décadas de estatísticas. Na conta da CNI, o coeficiente das importações, isto é, a parcela dos importados no consumo, chegou a 25,9%. Antes da pandemia – ou seja, em 2019 -, estava em 23,4%.

Individualmente, as associações setoriais também relatam avanço das importações em seus mercados. De acordo com a Abit, que representa a indústria têxtil, os importados, embalados pelas plataformas de e-commerce da China, já são 20% das compras de vestuário. No consumo de aço, as importações chegaram no ano passado a 18,6% do total, maior porcentual em 13 anos. Nos últimos dois anos, as importações de pneus deram um salto: aumento de 72% em quantidade.

Esta notícia foi lida 66 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com