(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Internacional / EUA tentou subornar piloto de Maduro para prender ditador da venezuela

EUA tentou subornar piloto de Maduro para prender ditador da venezuela

O plano mirabolante dos EUA para recrutar o piloto de Maduro e prender o ditador da Venezuela

De forma mais ampla, o esquema revela até que ponto — e muitas vezes de maneira precipitada — os EUA têm buscado há anos derrubar Maduro

 

O agente federal fez uma proposta ousada ao piloto-chefe de Nicolás Maduro: tudo o que ele precisava fazer era desviar o avião do ditador venezuelano de maneira secreta para um local onde as autoridades americanas pudessem prendê-lo.

Em troca, disse o agente ao piloto em uma reunião clandestina, o aviador se tornaria um homem muito rico.

A conversa foi tensa e o piloto saiu sem se comprometer, embora tenha fornecido ao agente, Edwin López, seu número de celular — um sinal de que poderia estar interessado em ajudar o governo dos EUA.

Nos 16 meses seguintes, mesmo depois de se aposentar do cargo público em julho, López continuou insistindo, conversando com o piloto por meio de um aplicativo de mensagens criptografadas.

A saga nunca contada e cheia de intrigas de como López tentou convencer o piloto tem todos os elementos de um thriller de espionagem da Guerra Fria — jatos particulares de luxo, uma reunião secreta em um hangar de aeroporto, diplomacia de alto risco e o delicado cortejamento de um importante tenente de Maduro. Houve até mesmo uma maquinação final com o objetivo de abalar o ditador venezuelano sobre a lealdade do piloto.

De forma mais ampla, o esquema revela até que ponto — e muitas vezes de maneira precipitada — os EUA têm buscado há anos derrubar Maduro, a quem culpam por destruir a democracia da Venezuela e fornecer um suporte vital a traficantes de drogas, grupos terroristas e à Cuba comunista.

Este mês, Trump autorizou a CIA a realizar ações secretas dentro da Venezuela, e o governo dos EUA também dobrou a recompensa pela captura de Maduro por acusações federais de narcotráfico, uma medida que López tentou aproveitar em uma mensagem de texto enviada ao piloto.

Esta notícia foi lida 82 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com