O presidente americano, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira, 8, um acordo de cessar-fogo entre o governo de Israel e o grupo terrorista Hamas no dia seguinte ao aniversário de dois anos da guerra na Faixa de Gaza. O acordo foi confirmado por israelenses, palestinos e os negociadores do Catar e do Egito que participam das conversas no balneário egípcio de Sharm El-Sheik.
Segundo Trump, o acordo, que representa a primeira fase de seu plano de paz, prevê também a libertação dos cerca de 20 reféns ainda vivos em poder do Hamas em troca de prisioneiros palestinos, além da retirada parcial do Exército israelense do território. Com o pacto, a entrada de ajuda humanitária em Gaza também deve aumentar sensivelmente.
O cessar-fogo deve ser assinado na quinta-feira, 9, no Egito. Os reféns devem começar a ser libertados no fim de semana.
“Tenho muito orgulho em anunciar que Israel e o Hamas assinaram a primeira fase do nosso Plano de Paz. Isso significa que TODOS os reféns serão libertados em breve e Israel retirará suas tropas para uma linha acordada, como os primeiros passos em direção a uma paz forte, duradoura e eterna”, disse Trump na publicação no Truth Social.
Esta notícia foi lida 139 vezes!