(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Política / Conheça como é a cela para onde Bolsonaro deve ir na Papuda

Conheça como é a cela para onde Bolsonaro deve ir na Papuda

‘Estadão’ obteve detalhes do local em que o ex-presidente deve ficar preso, caso seja determinado o cumprimento da pena no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal; procuradas, PM não se manifestou e Secretaria diz que segue critérios técnicos para acomodar presos

Foto do autor Weslley Galzo
Estadão

Condenado a 27 e três meses de prisão por liderar uma organização criminosa em uma tentativa de golpe de Estado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve trocar em breve a prisão domiciliar na sua casa de aproximadamente 400 metros quadrados, no condomínio Solar de Brasília, por uma cela de cerca de 24 metros quadrados na carceragem do 19.º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), a Papudinha.

O Estadão obteve informações exclusivas com uma autoridade ligada à PMDF sobre as especificações da possível cela em que Bolsonaro ficará preso, caso o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determine a sua prisão em regime fechado na Papudinha.

A reportagem também ouviu agentes públicos que atuam no sistema carcerário do Distrito Federal sobre as condições às quais o ex-presidente será submetido. Conforme apurado pelo Estadão, a Papudinha não possui celas individuais. Os locais acomodam geralmente mais de um detento em uma espécie de “alojamento”. Mas, por se tratar de um ex-presidente, é esperado que ele não divida a acomodação com outros presos.

Para você

O 19.º BPM conta atualmente com cerca de 50 detentos. Não está descartada a possibilidade de a carceragem, a cela ou alguma outra área do Batalhão passar por reformas para receber Bolsonaro. A unidade é administrada pela PMDF e não está submetida ao mesmo funcionamento imposto pela Secretaria de Administração Penitenciária do DF no Complexo da Papuda.

Procurada, a Secretaria não forneceu detalhes sobre a possível cela de Bolsonaro e afirmou que “as unidades penais têm celas distintas com dimensões distintas podendo comportar o mínimo de 3 custodiados”.

“De acordo com o princípio constitucional da impessoalidade, a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape/DF) cumpre integralmente as determinações do Poder Judiciário e realiza a alocação dos custodiados com base em critérios técnicos, considerando aspectos como idade, fatores de vulnerabilidade e outras circunstâncias relevantes específicas de cada caso”, disse em nota.

‘Regalias’

A possível cela de Bolsonaro no Batalhão conta com uma “comodidade” disponível apenas aos presos idosos ou com necessidades especiais em todo o Complexo Penitenciário da Papuda: chuveiro com água quente.

Esta notícia foi lida 65 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com