(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Política / Musk pediu a Trump para colocar funcionários da SpaceX no governo; veja interesses do bilionário

Musk pediu a Trump para colocar funcionários da SpaceX no governo; veja interesses do bilionário

Por Eric Lipton (The New York Times), Kirsten Grind (The New York Times), David A. Fahrenthold (The New York Times) e Theodore Schleifer (The New York Times)

Mesmo antes de Donald J. Trump ser reeleito, seu mais conhecido apoiador, Elon Musk, já lhe havia feito um pedido para sua transição presidencial.

Ele queria que Trump contratasse alguns funcionários da empresa de foguetes de Musk, a SpaceX, como altos funcionários do governo – inclusive no Departamento de Defesa.

Essa solicitação, que colocaria os funcionários da SpaceX em uma agência que é um de seus maiores clientes, é um sinal dos benefícios que Musk pode colher depois de investir mais de US$ 100 milhões na campanha de Trump, divulgando um fluxo quase constante de material pró-Trump em sua rede social, o X, e fazendo aparições públicas em nome do candidato na Pensilvânia, que é um estado muito disputado.

O contato com os funcionários da SpaceX, que não foi relatado, mostra até que ponto Musk quer preencher um possível governo Trump com seus confidentes mais próximos, mesmo que seus bilhões de dólares em contratos com o governo representem um conflito para qualquer função no governo.

Musk e os executivos da SpaceX e da Tesla, sua empresa de veículos elétricos, não responderam na quarta-feira, 7, aos pedidos de comentários. Um porta-voz da equipe de transição de Trump também não respondeu a um pedido de comentário.

As seis empresas que Musk comanda estão profundamente envolvidas com agências federais. Elas ganham bilhões com contratos para lançar foguetes, construir satélites e fornecer serviços de comunicação espacial.

A Tesla ganha centenas de milhões a mais com créditos de comércio de emissões criados por lei federal. E as empresas de Musk estão enfrentando pelo menos 20 investigações recentes, incluindo uma que tem como alvo uma tecnologia de carros autônomos que a Tesla considera fundamental para o seu futuro.

Agora, Musk terá o ouvido do presidente, que supervisiona todos esses órgãos. Musk poderá até mesmo ganhar o poder de supervisioná-las ele mesmo se Trump cumprir a promessa de nomeá-lo como chefe de uma comissão de eficiência do governo. Trump disse a Musk que quer que ele leve ao governo federal o mesmo bisturi que levou ao Twitter depois que comprou a empresa e a rebatizou como X. Musk falou em cortar pelo menos US$ 2 trilhões do orçamento federal.

O efeito poderia ser a remoção, ou o enfraquecimento, de um dos maiores controles do poder de Musk: o governo federal.

“Todas as coisas incômodas de fiscalização desaparecem”, disse Stephen Myrow, sócio-gerente da Beacon Policy Advisors, uma empresa que vende às empresas atualizações diárias sobre tendências regulatórias e legislativas em Washington.

Hal Singer, economista que prestou consultoria a partes que entraram com ações antitruste contra empresas de tecnologia e também é professor da Universidade de Utah, disse que a Tesla e a SpaceX podem esperar menos escrutínio do Departamento de Justiça.

“É improvável que eles vão atrás de Elon – o Departamento de Justiça de Trump não vai”, disse ele. “Abster-se de investigar seus amigos, mas abrir processos que investiguem seus inimigos – foi isso que vimos durante o primeiro governo Trump.”

 

Esta notícia foi lida 76 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com