(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Política / Por que Simone Tebet pode se tornar um elemento surpresa na reeleição de Tarcísio em São Paulo?

Por que Simone Tebet pode se tornar um elemento surpresa na reeleição de Tarcísio em São Paulo?

Bianca Gomes

“Você sabia que São Paulo nunca teve uma governadora mulher?” A pergunta foi feita a eleitores paulistas durante uma pesquisa quantitativa conduzida pelo cientista político Jairo Pimentel. O desconhecimento do dado – na casa dos 40% — já era esperado. O que surpreendeu foi o efeito seguinte: ao tomar conhecimento dessa informação, parte dos entrevistados mudou sua intenção de voto

Pimentel coordenou o levantamento por meio de sua consultoria, a Quanti.Lab. A pesquisa, não registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ouviu mil eleitores por telefone entre 22 e 23 de dezembro de 2025. No mesmo período, o cientista político Nilton Tristão, diretor da GovNet & Opinião Pesquisa, conduziu um estudo qualitativo através de roteiros aplicados em profundidade com objetivo de aferir como o eleitor paulista reage a candidaturas fora do espectro tradicional – em especial, as femininas.

Ambos os levantamentos aos quais o Estadão teve acesso foram encomendados por apoiadores de Simone Tebet, que preferiram não se identificar. A iniciativa, no entanto, não partiu da ministra, que tampouco tem se articulado para disputar o Palácio dos Bandeirantes.

Segundo Jairo Pimentel, que é doutor em Ciência Política pela USP, a pesquisa quantitativa foi estruturada como um experimento para medir o efeito sobre o eleitor da informação de que São Paulo nunca teve uma governadora mulher.

Na primeira etapa, os entrevistados respondiam normalmente à pergunta de intenção de voto para Bandeirantes. Em seguida, eram questionados se tinham conhecimento do dado sobre o histórico de governadores e se ele mudaria sua escolha no pleito.

Cerca de um quarto dos ouvidos na pesquisa disse que saber dessa informação influencia, sim, na escolha do candidato. Não por acaso, a comparação entre os cenários de intenção de voto antes e depois da pergunta mostra uma queda no desempenho de Tarcísio e avanço de Tebet.

Entre as mulheres, Tebet avança a ponto de empatar tecnicamente com Tarcísio. A deputada federal Erika Hilton (PSOL) também registra crescimento, embora em patamar inferior.

Esta notícia foi lida 67 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com