Reuters – Uma onda de valorização das moedas asiáticas contra o dólar norte-americano acendeu um sinal de alerta sobre a força da moeda dos Estados Unidos, em um momento em que grandes exportadores da região parecem rever a estratégia histórica de investir seus superávits comerciais em ativos denominados em dólar.
O movimento, que ganhou força com a disparada da moeda de Taiwan entre sexta (2) e segunda-feira (5), está se espalhando por países como Singapura, Coreia do Sul, Malásia, China e Hong Kong, provocando forte valorização cambial e sugerindo uma mudança no fluxo financeiro global.
“Para mim, isso tem todo o aspecto de uma ‘crise asiática às avessas’”, afirmou Louis-Vincent Gave, sócio-fundador da Gavekal Research, em um podcast. Ele se referia à velocidade dos movimentos cambiais recentes. Em contraste com a fuga de capitais que devastou as economias do Sudeste Asiático entre 1997 e 1998, agora é o dólar que sofre a pressão da realocação de recursos para ativos locais.
Dólar enfraquecido pelas próprias políticas dos EUA
Especialistas atribuem o fenômeno ao impacto das tarifas comerciais agressivas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que têm afetado tanto a confiança dos investidores nos ativos norte-americanos quanto o volume de receitas de exportadores asiáticos, especialmente na China.
Esta notícia foi lida 66 vezes!