(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Internacional / Brasil e EUA discutem hoje acordos, depois da história que “pintou uma química”

Brasil e EUA discutem hoje acordos, depois da história que “pintou uma química”

Felipe Frazão

BRASÍLIA – O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, vai se reunir nesta quinta-feira, dia 16, à tarde com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, em Washington. A expectativa de realização do encontro, preparado há uma semana com discrição pelas burocracias de Estado brasileira e americana, foi confirmada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O Departamento de Estado também confirmou a programação e o local. O encontro ocorre às 15h (horário de Brasília), na Casa Branca, uma forma de mostrar que o tema está sendo conduzido pela presidência americana. Além de chefe da diplomacia, o anfitrião Rubio exerce a função de conselheiro de Segurança Nacional.

A proposta é que Rubio e Vieira conversem reservadamente primeiro e, em seguida, realizem um diálogo ampliado com suas respectivas equipes presentes.

A reunião vai discutir encaminhamentos para a maior crise entre Brasil e EUA em dois séculos de relações diplomáticas, com foco especial no tarifaço de Donald Trump sobre exportações brasileiras, sobretudo a sobretaxa de 40%.

O encontro em Washington marca a retomada oficial das negociações bilaterais, após a primeira interação entre Lula e o presidente Donald Trump, em 23 de setembro, nos bastidores das Nações Unidas, em Nova York. O encontro de 39 segundos foi precedido de uma série de contatos secretos para aproximá-los, como revelou o Estadão.

“Quando eu fui falar com o Trump na ONU eu não o conhecia, mas a gente estava de mal. Ele me ligou, eu falei ‘presidente, eu queria estabelcer uma conversa sem liturgia. Vamos nos tratar como você’. Não pintou química, pintou uma indústria petroquímica. Amanhã (hoje) vamos ter a conversa de negociação”, disse Lula, nesta quarta-feira, dia 15, em evento no Rio, cintando a “excelente química” entre eles, relatada por Trump na Assembleia Geral da ONU.

Esta notícia foi lida 65 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com