Carolina Marins – Estadão
Morreu nesta terça-feira, 13, o ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica, aos 89 anos, em decorrência de complicações de um câncer de esôfago.
Presidente do Uruguai entre 2010 e 2015, ele ascendeu à política após anos de atuação na guerrilha armada Tupamaros. Chegou a ser preso durante a ditadura militar uruguaia e se tornou símbolo da esquerda latino-americana. Já no fim da vida, condenou os regimes ditatoriais de esquerda de Nicolás Maduro na Venezuela e Daniel Ortega na Nicarágua.
Estou morrendo”, declarou José Pepe Mujica em sua última entrevista concedida ao jornal uruguaio Búsqueda em 9 de janeiro. Aquele dia ele contou que seu câncer era metastático e já não tinha tratamento. “O que estou pedindo é que me deixem em paz. Não me peçam mais entrevistas nem nada. Meu tempo acabou. Sinceramente, estou morrendo. E um guerreiro tem o direito de descansar.”
Desde que descobriu o câncer no esôfago, em abril de 2024, o ex-presidente uruguaio dava entrevistas conformado com a finitude de sua existência. Consciente de que a morte se aproximava, ele parecia tentar confortar seus admiradores da ideia.
Esta notícia foi lida 122 vezes!