Um terremoto de magnitude 8,8 atingiu a península de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, na noite desta terça-feira, 29 (horário de Brasília, manhã de quarta-feira em Moscou), e causou tsunamis na costa do Pacífico, incluindo Japão e Havaí.
O terremoto está empatado como o sexto maior já registrado, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA. É o mais poderoso desde o terremoto de 2011 na costa leste do Japão, que desencadeou o tsunami de Fukushima e o desastre nuclear.
A primeira onda do tsunami atingiu a área costeira de Severo-Kurilsk, a principal cidade russa da península. De acordo com o governador local, Valeri Limarenko, os moradores estavam seguros e permaneceriam em áreas mais altas até o fim da ameaça de novas ondas gigantes.
Autoridades russas não relataram danos significativos em Kamchatka. O Instituto de Oceanologia da Rússia afirmou que as ondas do tsunami podem ter atingido 10 a 15 metros em algumas áreas da costa. As ondas que atingiram Severo-Kurilsk, nas Ilhas Curilas, ultrapassaram 6 metros.
Esta notícia foi lida 108 vezes!