O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta segunda-feira (13) com o papa Leão XIV. Este foi o primeiro encontro oficial entre os dois líderes desde a eleição do novo pontífice, sucessor do papa Francisco.
O encontro, articulado pelo Itamaraty em conversas com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, reforçou o diálogo diplomático entre Brasil e Santa Sé. A embaixada brasileira em Roma também esteve diretamente envolvida na preparação da agenda, considerada estratégica para a política externa do governo.
Significado histórico e político
A visita de Lula ao Vaticano ocorre em um momento simbólico: meses após o anúncio de que o Brasil deixou o Mapa da Fome, segundo relatório da FAO divulgado em julho deste ano. O tema da segurança alimentar foi central na conversa com o papa Leão XIV, em sintonia com a agenda do Fórum Mundial da Alimentação 2025, realizado em Roma.
Em junho de 2023, Lula já havia visitado o Vaticano para se reunir com o então papa Francisco. Antes disso, em seus mandatos anteriores, também esteve com João Paulo II e Bento XVI.
Esta notícia foi lida 69 vezes!