(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Brasil / Brasil faz primeiro disparo do Meteor, um dos mísseis mais letais do mundo

Brasil faz primeiro disparo do Meteor, um dos mísseis mais letais do mundo

Força Aérea realizou, em Natal, teste de armamento do F-39 Gripen, capaz de acertar alvos a até 200 km de distância

O vídeo tem 28 segundos e três cenas. Ele mostra o estado da arte da aviação de caça brasileira: o F-39 Gripen disparando seu mais poderoso armamento, o Meteor, um míssil ar-ar do tipo BVR (sigla inglesa para Beyond Visual Range ou Além do Alcance Visual). Tudo se passou na semana passada, na Base Aérea de Natal (RN), quando a Força Aérea Brasileira fez o primeiro disparo real do equipamento com seu mais novo caça, durante a Operação BVR-X.

A Força Aérea classificou o lançamento como “um sucesso” e afirmou que ele “marca a entrada definitiva do Brasil na era dos combates aéreos de longo alcance”. Tem razão. Guiado por radar, o Meteor é uma arma poderosa que pode engajar alvos a até 200 km de distância. Isso significa que ele é um míssil que pode abater aeronave inimiga, drone ou míssil de cruzeiro a uma distância tão grande que o piloto não consegue ver o alvo a olho nu.

E isso tudo mesmo em ambientes com “maciça interferência de contramedidas eletrônicas”. Há três razões para o aumento da letalidade do Meteor em comparação com os mísseis convencionais. O primeiro é seu motor “ramjet”, que é capaz de modular a velocidade e consumo de combustível durante o voo. Isso permite que o armamento acelere na parte final do ataque, quando, segundo a FAB, o “alvo se encontra sem a possibilidade de escapar (no escape zone)“.

Esta notícia foi lida 35 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com