(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Brasil / Brasil fecha 2.025 com a menor taxa de desemprego em 14 anos

Brasil fecha 2.025 com a menor taxa de desemprego em 14 anos

A taxa média anual de desocupação ficou em 5,6% em 2025, o menor patamar desde o início da série histórica, em 2012. O índice recuou 1 ponto percentual em relação a 2024, quando estava em 6,6%.

 

Na comparação com 2019, ano anterior à pandemia de Covid-19, a queda foi ainda mais expressiva, de 6,2 pontos percentuais. Já frente a 2012, quando a taxa era de 7,4%, o recuo foi de 1,8 ponto percentual.

No trimestre encerrado em dezembro, a taxa foi de 5,1%.

Sobre o cenário de desemprego em patamares baixos mesmo com juros elevados, Adriana Beringuy, analista do IBGE responsável pela PNAD, explica que o movimento reflete o efeito heterogêneo da política monetária sobre a economia.

Segundo ela, em 2025, a expansão da ocupação se concentrou justamente em setores menos sensíveis à alta da taxa de juros.

“O efeito da taxa de juros não é uniforme. As atividades que mais expandiram o emprego e o consumo não foram as mais dependentes de crédito”, afirma Beringuy.

Esta notícia foi lida 48 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com