O primeiro lançamento comercial de um foguete no Brasil ocorre na próxima quarta-feira (17/12), no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. O veículo espacial levará satélites que devem coletar e transmitir dados ambientais em regiões de difícil acesso.
O veículo espacial — que tem 21,8 metros de comprimento, 1,4 metros de diâmetro, e 20 toneladas — foi produzido por entidades do Brasil e da Índia, e desenvolvido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
O evento com a máquina Hanbit-Nano, desenvolvido pela empresa sul-coreana Innospace, está previsto para acontecer às 15h45 do horário de Brasília. Assim, levará satélites para a órbita baixa da Terra (LEO), a uma altitude de aproximadamente 300 km e inclinação de 40 graus, que se comunicarão com plataformas terrestres de coleta de dados (PCDs), que já estão posicionadas estrategicamente na região de Alcântara.
A estrutura terá oito cargas úteis, acondicionados dentro da coifa na parte superior do veículo: três experimentos e cinco satélites, sendo um deles o satélite Jussara-K, uma referência ao açaí, fruto tradicional do Maranhão.
Além disso, o sistema embarcado irá realizar testes de comunicação em órbita, atividades de posicionamento e navegação de alta precisão, monitoramento de dados solares e da exatidão da navegação do veículo espacial.
De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), que conduzirá a operação, o lançamento se estenderá até a próxima segunda-feira (22/12) e poderá ser visto a olho nu pela população de Alcântara e São Luís, capital do Maranhão.
Esta notícia foi lida 76 vezes!
ORC FM 94.9 Mhz Orlândia Rádio Clube
