Juros e dólar mais altos são uma combinação péssima para o Brasil; a relação entre Lula e o Congresso corre o risco de piorar, e as eleições de 2026 teriam portas ainda mais abertas para candidatos antissistema
Todos os anos publicamos na Eurasia Group uma lista dos maiores riscos geopolíticos da atualidade. O Brasil é afetado por muitos dos temas abordados no relatório, que descrevem um mundo mais desigual e mais perigoso, governado pela lei do mais forte.
Os riscos mais relevantes para o Brasil são aqueles que têm o potencial de intensificar os nossos problemas econômicos, pois isso pode jogar o País em uma nova crise política às vésperas da eleição de 2026.
É o caso, por exemplo, da política econômica de Trump. Os mercados ainda subestimam o impacto das tarifas comerciais e das deportações sobre a economia dos Estados Unidos e do mundo. Rodeado de assessores leais e sustentado pelo Congresso, Trump deve iniciar o mandato de forma agressiva, e o seu estilo imprevisível pode assustar o mercado a partir do dia 20, quando ele estiver sentado na cadeira presidencial.
Esta notícia foi lida 48 vezes!