(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Internacional / Argentina compra 24 caças F-16 da Dinamarca

Argentina compra 24 caças F-16 da Dinamarca

A Argentina comprou 24 aviões F-16 da Dinamarca por 300 milhões de dólares (R$ 1,5 bilhão) para “ter uma resposta imediata diante de qualquer ameaça”, informaram ambos os países nesta terça-feira (16).

O contrato, que segue a declaração de intenção de compra feita em março, foi formalizado durante uma visita do ministro da Defesa argentino, Luis Petri, à base aérea dinamarquesa de Skrydstrup.

Com essa compra, a “Argentina vai recuperar depois de muitos anos a capacidade de interceptação supersônica”, assinalou o Ministério da Defesa em um comunicado.

Os aviões “serão a coluna vertebral do sistema de defesa aérea na Argentina, missão que, durante mais de 40 anos, foi desempenhada pelos aviões Mirage”, acrescentou a pasta. Os últimos Mirage foram aposentados em 2017, após quatro décadas de serviço.

A Dinamarca está modernizando sua frota aérea com caças F-35, um modelo muito mais moderno que os F-16, dos quais tem cerca de 40, incluídos cerca de 30 que continuam operacionais, segundo a imprensa local.

O país escandinavo também se comprometeu a enviar um número indeterminado desses aparelhos à Ucrânia, invadida pela Rússia em fevereiro de 2022.

“Estou feliz que os aviões F-16 dinamarqueses, que nos prestaram serviços inestimáveis ao longo dos anos e que foram cuidadosamente mantidos e modernizados, possam beneficiar a Força Aérea Argentina”, declarou o ministro de Defesa dinamarquês, Troels Lund Poulsen, em nota.

Esta notícia foi lida 39 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com