A França construirá uma nova prisão de alta segurança em seu território ultramarino da Guiana Francesa para abrigar traficantes de drogas e extremistas, anunciou o ministro da Justiça do país durante uma visita ao território.
Gérald Darmanin disse ao Le Journal du Dimanche que a prisão terá como alvo o crime organizado “em todos os níveis” do tráfico de drogas.
A instalação de 400 milhões de euros (R$ 2,5 bilhões), que pode ser inaugurada em 2028, será construída em um local isolado nas profundezas da floresta amazônica, na região noroeste de Saint-Laurent-du-Maroni.
A região ocupa parte da fronteira da Guiana Francesa com o Suriname e fica relativamente distante da fronteira com o Brasil.
O plano foi anunciado após uma série de incidentes violentos envolvendo facções criminosas em toda a França nos últimos meses.
Ecos da ‘Ilha do Diabo’
A prisão terá capacidade para até 500 pessoas, com uma ala separada projetada para abrigar os criminosos mais perigosos.
Em entrevista ao Le Journal du Dimanche, o ministro afirmou que a nova prisão será regida por um “regime carcerário extremamente rigoroso”, projetado para “incapacitar os traficantes de drogas mais perigosos”.
Esta notícia foi lida 245 vezes!