(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Internacional / Notícias & Editorias Ver & Ouvir Dia a diaPutin vence eleição de cartas marcadas na Rússia e promete mais força militar contra a Ucrânia

Notícias & Editorias Ver & Ouvir Dia a diaPutin vence eleição de cartas marcadas na Rússia e promete mais força militar contra a Ucrânia

Como era esperado, Vladimir Putin foi eleito para um novo mandato, que o consolidará como líder mais longevo deste a Revolução da Rússia. A votação de três dias encerrada neste domingo, 17, ocorreu em um ambiente rigidamente controlado, sem alternativas reais a Putin, que vence com 87,3% dos votos com metade das urnas apuradas.

Putin obteve quase 10 pontos percentuais a mais do que na última eleição, em 2018, e o Kremlin deve retratar esse resultado como um sinal de apoio à invasão da Ucrânia, embora nenhum candidato crítico a guerra tenha sido autorizado a concorrer. Kiev e aliados europeus, por outro lado, denunciam a votação como ilegítima.

Em seu discurso de vitória para apoiadores, Putin disse que priorizaria resolver tarefas do que ele chamou de “operação militar especial” da Rússia na Ucrânia e que fortaleceria o exército russo, segundo a agência Reuters. “Tempos muitas tarefas pela frente. Mas quando estamos unidos – não importa quem queira nos intimidar, nos suprimir – ninguém jamais conseguiu na história, não conseguiram agora e não conseguirão jamais no futuro,” disse Putin.

Apesar do controle do Kremlin, a reta final da eleição foi marcada por um protesto silencioso dos apoiadores de Alexei Navalni, o líder opositor que morreu em prisão do Ártico um mês antes da votação. Ao meio dia em Moscou, última hora do pleito, os russos fizeram filas nas seções eleitorais, aparentemente atendendo ao chamado que Nalvani fez antes de morrer e ficou conhecido como “meio-dia contra Putin”.

Esta notícia foi lida 24 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com