Marcel Rizzo – Esporte – Estadõ
direção da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) oficializou à Fifa um pedido para que a Copa do Mundo de 2030 tenha 64 seleções, 16 a mais do que as atuais 48.
Os sul-americanos querem que uma fase completa de grupos seja disputada no continente, e não apenas os três jogos comemorativos ao centenário da competição, como está previsto atualmente. O Mundial de 2030 será realizado majoritariamente em Portugal, Espanha e Marrocos.
A proposta não agrada à Uefa (União das Associações Europeias de Futebol) nem à Concacaf (Confederação de Futebol da América do Norte e Central). A Fifa deve apresentar o pedido ao seu Conselho em reunião marcada para outubro, em Zurique, mas é improvável que haja decisão ainda em 2025.
Mudanças no regulamento da Copa do Mundo podem ser aprovadas pelo Conselho da Fifa, formado por 37 membros, sem necessidade de votação no Congresso com as 211 associações filiadas. Segundo apuração da coluna, a Conmebol busca apoio de países africanos e asiáticos, argumentando que a ampliação permitiria a participação de mais seleções desses continentes na comemoração do centenário.
O projeto foi entregue ao presidente da Fifa, Gianni Infantino, durante reunião realizada nesta terça-feira (23), nos Estados Unidos. Estiveram presentes dirigentes das federações de Argentina, Uruguai e Paraguai, além de chefes de Estado que participavam da Assembleia Geral da ONU em Nova York.
Esta notícia foi lida 133 vezes!