(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Brasil / EUA e Argentina faltam a evento pré-COP em Brasília

EUA e Argentina faltam a evento pré-COP em Brasília

As delegações dos Estados Unidos e da Argentina se ausentaram, mais uma vez, dos debates prévios à COP-30. Os dois países não compareceram à reunião pré-COP que ocorre nesta segunda e terça-feira, 13 e 14, em Brasília – a última etapa prévia à conferência em Belém (PA). Ao todo, ministros e representantes diplomáticos de 67 países participam (lista abaixo).

Apesar de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter dito que convidou todos os chefes de Estado e de governo a Belém – e reiterado o convite a Trump em chamada telefônica há uma semana – a chance de presença do presidente dos Estados Unidos é considerada mais do que remota. Milei também não deve aparecer na Conferência das Partes (COP-30) sobre Mudança do Clima das Nações Unidas.

“Da nossa parte, é sempre importante dizer o quanto nós estamos convidando a todos. É normal que o Brasil insista que todos venham. Esta é uma COP aberta para todos. Todos serão bem-vindos. Mas não há ainda indicação de presença da delegação americana”, disse o embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP-30.

O número de líderes globais confirmados ainda é mantido em sigilo pelo governo brasileiro, que promove a COP-30 e uma cúpula política de alto nível dias antes.

Ideologicamente alinhados, os governos Donald Trump e Javier Milei são marcados por viés negacionista climático e, nas últimas reuniões globais, tiveram uma postura crítica sobre a existência e o enfoque de fóruns multilaterais, bloquearam acordos e objetaram a discussão de assuntos. Quando não barraram por completo comunicados conjuntos, optaram por se desassociar das declarações.

“EUA e Argentina, como países, são importantes para a agenda de clima. Mas, neste momento, seus atuais governos só atrapalham. Hoje o maior favor que os presidentes Milei e Trump podem fazer para a conferência de Belém é não vir. Porque, se vierem, será certamente para atrapalhar as negociações. São negacionistas climáticos e, em seus países, fazem de tudo para prejudicar a agenda. Na COP não seria diferente”, diz Marcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima.

Ao longo de 2024, o governo Milei ordenou uma blitz conservadora na diplomacia argentina e passou a barrar temas da Agenda 2030 da ONU e não aceitar nem sequer discutir sustentabilidade, clima e gênero.

Isso ocorreu, por exemplo, no G-20 e no Mercosul. Na COP-29, após a vitória de Trump, Milei decidiu desengajar seu país do “multilateralismo climático”. A delegação da Argentina abandonou a sala da COP-29 em Baku, no Azerbaijão, seguindo instruções diretas da chancelaria em Buenos Aires.

Esta notícia foi lida 74 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com