O nome que ganha força para substituir Ednaldo Rodrigues, afastado da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), é Samir Xaud. Presidente eleito da Federação Roraimense (FRF), ele terá o apoio de pelo menos 19 federações que, na noite desta quinta-feira, publicaram um manifesto pela estabilidade da entidade e criticando o presidente afastado.
Aos 40 anos, Samir Xaud foi eleito em janeiro de 2025 para substituir o pai, Zeca Xaud, no comando da entidade a partir de 2027 até 2030. Zeca é um dos mais longevos cartolas entre as federações e, em 2026, completará 40 anos no cargo.
O filho é médico especialista em infectologia e medicina do esporte e atua também como empresário no ramo de treinamento esportivo. Samir não tomaria posse da FRF, em 2027, caso vencesse a eleição da CBF, que será para o quadriênio 2025-2029.
O perfil jovem é um ponto positivo na avaliação dos dirigentes que o apoiam. “O cenário exige uma renovação de ideias, de práticas e de lideranças, bem como a profissionalização definitiva das estruturas de gestão”, diz um trecho do manifesto, assinado pelas federações (veja na íntegra abaixo).
Por outro lado, o nome gerou reações negativas entre alguns clubes consultados pelas entidades estaduais, já que é preciso também apoio das agremiações para inscrição da chapa na eleição.
Há preocupação de que haja interferência política na indicação. A FRF tem apenas 10 filiados, dos quais nove votaram em Samir (o Monte Roraima esteve ausente no pleito). A pouca relevância de Roraima no cenário do futebol brasileiro também preocupa.
Entre os clubes do Estado, apenas o GAS disputa o Campeonato Brasileiro nesta temporada, na Série D. O clube é também o atual campeão bicampeão de Roraima
Esta notícia foi lida 91 vezes!