(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Brasil / Cláudio Castro anuncia parceria com governo Lula após embate sobre crise de segurança no Rio

Cláudio Castro anuncia parceria com governo Lula após embate sobre crise de segurança no Rio

O governador Cláudio Castro e o Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, anunciaram na noite desta quarta-feira, 29, a parceria entre o governo federal e o Rio de Janeiro para combater o crime organizado. A medida foi informada após queixas de Castro sobre a falta de apoio da União na ofensiva contra as facções – o ministério tem afirmado dar suporte contínuo às polícias fluminenses.

“Tivemos um diálogo importante. Se o problema é nacional, o Rio de Janeiro é um dos principais focos. Daqui saiu uma proposta concreta: a criação de um Escritório Emergencial de Enfrentamento ao Crime Organizado”, disse Castro.

Segundo o ministro, objetivo não é burocratizar as ações. “É um fórum onde as forças vão conversar entre si, tomar decisões rapidamente, até que a crise seja superada. Esse é um embrião daquilo que nós queremos criar com a PEC da segurança pública que está sendo discutida no Congresso Nacional.”

O governador afirmou ainda que espera que tal parceria se transforme em um “início de um novo tempo”. “A ideia é que nossas ações sejam 100% integradas a partir de agora, inclusive para vencermos possíveis burocracias. Vamos integrar inteligências, respeitar as competências de cada órgão, mas pensando em derrubar barreiras para, de fato, fazer segurança pública”, completou.

“Vamos tomar algumas medidas emergenciais, e uma medida mais permanente, que se projeta no tempo, esse escritório emergencial de enfrentamento ao crime organizado, onde vamos conjugar as forças federais e as forças estaduais, para resolvermos rapidamente os problemas”, completou o ministro da Justiça.

Como deverá funcionar o ‘escritório’

O ministro afirmou que algumas medidas já foram tomadas. Ele citou que o efetivo da Polícia Federal no entorno da cidade do Rio já foi ampliado e ainda será reforçado. O mesmo deve ocorrer com a Polícia Rodoviária Federal.

Esta notícia foi lida 83 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com