Uma semana antes do início do Debate Geral na Assembleia-Geral das Nações Unidas, o governo brasileiro ainda não recebeu todos os vistos da comitiva que acompanhará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na viagem à ONU, em Nova York.
Diplomatas dizem que o visto de Lula está mantido e esperam que outros possam ser concedidos em cima da hora, uma forma de a gestão Donald Trump constranger a delegação brasileira.
A ONU se manifestou nesta segunda-feira, dia 15, e disse que o caso é “preocupante“.
O governo brasileiro reclamou perante os americanos em Nova York e poderá, se houver restrições ao País, abrir um procedimento arbitral dentro da própria ONU, segundo o Ministério das Relações Exteriores.
O processo interno questionaria, posteriormente, o que fazer diante da potencial violação do acordo entre os EUA e a organização, que estabeleceu a sede em Nova York. O acordo prevê uma obrigação à concessão de vistos para representantes de governos estrangeiros que vão participar de atividades da ONU.
Há dez dias, Trump colocou em dúvida a concessão dos vistos diplomáticos ao Brasil, em meio à disputa política com o governo Lula. Ele foi questionado na Casa Branca se haveria banimento da delegação brasileira. “Veremos”, respondeu o republicano. “O governo brasileiro mudou radicalmente para a esquerda. Isso está fazendo muito mal.”
Esta notícia foi lida 78 vezes!