(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Internacional / Rejeição da China à soja dos Estados Unidos leva crise aos fazendeiros americanos

Rejeição da China à soja dos Estados Unidos leva crise aos fazendeiros americanos

Desde que Trump impôs tarifas sobre produtos chineses em fevereiro, Pequim retaliou suspendendo todas as compras de soja americana; decisão teve repercussões devastadoras

Em uma manhã ventosa de setembro, Josh e Jordan Gackle se reuniram para discutir a crise iminente que sua fazenda de soja em Dakota do Norte enfrentava.

Pela primeira vez na história de seus 76 anos de operação, seu maior cliente — a China — havia parado de comprar soja. Sua fazenda de soja de 2.300 acres (930 hectares) deve perder US$ 400 mil em 2025. A soja que normalmente seria colhida e exportada para a Ásia agora ficará acumulada em grandes silos de aço.

Desde que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impôs tarifas sobre produtos chineses em fevereiro, Pequim retaliou suspendendo todas as compras de soja americana.

Essa decisão teve repercussões devastadoras para os agricultores de Dakota do Norte, que exportavam mais de 70% de sua soja para a China antes de Trump anunciar as novas tarifas este ano. A menos que a China concorde em retomar suas compras como parte de um acordo comercial, os agricultores que dependem do mercado chinês enfrentarão perdas acentuadas que podem levar à falência e à execução hipotecária de fazendas em todo país.

A relutância da China em comprar soja americana e outros produtos agrícolas deverá ser um tema central quando altos funcionários dos Estados Unidos e da China se reunirem para mais uma rodada de negociações econômicas na Espanha esta semana.

Essas negociações estão sendo conduzidas pelo secretário do Tesouro, Scott Bessent, a quem Trump encarregou de negociar e garantir um acordo comercial favorável com a China. Uma vitória sem dúvida agradaria Trump. Mas, em uma reviravolta estranha, também poderia ajudar Bessent financeiramente.

Esta notícia foi lida 96 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com