(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Brasil / Técnicos da ANP estão espantados com suposto petróleo encontrado em sítio de agricultor

Técnicos da ANP estão espantados com suposto petróleo encontrado em sítio de agricultor

Técnicos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizaram, pela primeira vez, uma visita técnica ao sítio onde um agricultor pode ter encontrado petróleo ao perfurar o solo em busca de água no município de Tabuleiro do Norte. A inspeção ocorreu na última quinta-feira (12) e chamou a atenção da equipe pela forma incomum como a substância surgiu, segundo informações publicadas pelo portal g1.

O caso envolve o agricultor Sidrônio Moreira, de 63 anos, proprietário do sítio onde a descoberta ocorreu. Ao perfurar dois poços em sua propriedade com o objetivo de encontrar água — recurso escasso na região — ele acabou encontrando um líquido preto, espesso, viscoso e com forte cheiro de combustível.

Durante a visita inicial, os técnicos da ANP analisaram o local onde o material emergiu e conversaram com a família do agricultor para compreender as circunstâncias da descoberta. Segundo especialistas da agência reguladora, o episódio chamou atenção pelo fato de o líquido ter surgido em uma profundidade considerada muito rasa para padrões da indústria petrolífera.

O superintendente da ANP, Ildeson Prates Bastos, explicou que, embora existam casos naturais de petróleo ou hidrocarbonetos que chegam à superfície, o cenário observado no sítio não se enquadra nessa situação.”Existe o processo de exsudação, que é quando o petróleo ou hidrocarboneto como um todo vai à superfície de maneira natural. Mas não é o caso, claramente, aqui. Houve uma perfuração, uma perfuração rasa, uma profundidade muito abaixo do que é naturalmente realizado na exploração e produção de petróleo e gás”.

A substância foi encontrada pela primeira vez em novembro de 2024. No entanto, a família comunicou oficialmente a descoberta à ANP apenas em julho de 2025. Desde então, aguardava uma avaliação técnica da agência para determinar a origem do material.

Nesta primeira inspeção, os técnicos não realizaram coleta direta da substância no local. Em vez disso, levaram uma amostra já analisada pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), instituição que acompanha o caso desde os primeiros relatos da descoberta.

Os exames laboratoriais realizados pelo IFCE indicaram que o líquido encontrado apresenta características físico-químicas semelhantes às do petróleo extraído em jazidas localizadas no estado vizinho, o Rio Grande do Norte. Ainda assim, especialistas ressaltam que a confirmação definitiva depende de análises mais aprofundadas.

Segundo o superintendente da ANP, a localização geológica da propriedade pode ajudar a explicar a presença da substância.”Isso nos causou um pouco de espanto, mas considerando a área e a geologia da região, sendo uma borda de bacia, a gente pretende dar continuidade aos estudos para entender melhor o que pode ter acontecido. E, a partir de um relatório, a gente conseguir se manifestar mais assertivamente”.

Esta notícia foi lida 46 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com