A atividade econômica do Brasil terminou 2025 com crescimento de 2,5% ao mostrar novo ímpeto no quarto trimestre com impulso da agropecuária e do setor de serviços, de acordo com dados divulgados pelo Banco Central nesta quinta-feira.
O Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br), considerado um sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), teve em dezembro queda de 0,2% na comparação com o mês anterior, em dado dessazonalizado que foi melhor do que a expectativa em pesquisa da Reuters de retração de 0,5%.
O índice fechou assim o quarto trimestre com avanço de 0,4% ante os três meses anteriores, em dado dessazonalizado, mostrando retomada do ritmo após queda de 0,83% entre julho e setembro.
Esse resultado mostra ainda aceleração da economia se comparado com dados do IBGE, que apontam crescimento de 0,1% no terceiro trimestre. O IBGE divulgará os dados do PIB do quarto trimestre e de 2025 em 3 de março.
Na comparação com dezembro do ano anterior, o IBC-Br teve ganho de 3,1%, segundo números não dessazonalizados.
Analistas indicavam uma desaceleração da economia brasileira em 2025 — após o PIB ter crescido 3,4% em 2024 — em meio à política monetária restritiva, mas com o mercado de trabalho forte dando algum impulso.
Esta notícia foi lida 63 vezes!
ORC FM 94.9 Mhz Orlândia Rádio Clube
