Trump ordena bloqueio a petroleiros na Venezuela, aumentando pressão sobre Maduro
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira, 16, o bloqueio de todos os “petroleiros sancionados” que entram e saem da Venezuela, intensificando a pressão sobre o ditador venezuelano Nicolás Maduro, em uma medida que parece ter como objetivo estrangular ainda mais a economia do país sul-americano.
A escalada de Trump ocorre após as forças americanas terem apreendido um petroleiro na costa da Venezuela na semana passada, uma ação incomum que se seguiu a um aumento da presença militar dos EUA na região.
Em uma publicação nas redes sociais anunciando o bloqueio, Trump alegou que a Venezuela está usando o petróleo para financiar o narcotráfico e outros crimes e prometeu continuar o fortalecimento militar até que o país entregue petróleo, território e ativos aos EUA, embora não esteja claro por que ele considera que os EUA têm direito a isso.
“A Venezuela está completamente cercada pela maior armada já reunida na história da América do Sul”, escreveu Trump em uma publicação em sua plataforma de mídia social. “Só vai aumentar, e o choque para eles será algo que nunca viram antes — até que devolvam aos Estados Unidos da América todo o petróleo, terras e outros bens que nos roubaram.”
O aumento da presença militar dos EUA na região foi acompanhado por uma série de ataques contra embarcações no Caribe e no Pacífico, que o governo americano alega que estariam ligadas ao tráfico de drogas. A campanha militar, que atraiu críticas bipartidárias entre os legisladores americanos, matou pelo menos 95 pessoas em 25 ataques conhecidos a barcos.
Esta notícia foi lida 63 vezes!
ORC FM 94.9 Mhz Orlândia Rádio Clube
