(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Internacional / Binyamin Netaniahu indica Trump ao nobel da Paz

Binyamin Netaniahu indica Trump ao nobel da Paz

O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, endossou durante um jantar na Casa Branca nesta segunda-feira, 7, o plano do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de expulsar os palestinos da Faixa de Gaza. A declaração aconteceu no momento em que as autoridades de Israel e do Hamas negociam um cessar-fogo para o conflito. Durante o jantar, o premiê também afirmou que indicou Trump ao Prêmio Nobel da Paz.

“Estamos trabalhando com os EUA para encontrar países dispostos a concretizar o que sempre dizem: que querem dar aos palestinos um futuro melhor”, declarou Netanyahu. A ideia, que foi apresentada pela primeira vez por Trump no início do ano, é rejeitada pelos palestinos, que querem o reconhecimento do Estado da Palestina.

O premiê também afirmou que a permanência dos palestinos seria uma questão de “livre escolha”, enquanto bombardeios e operações militares com ordens de retirada para civis seguem diariamente. O território vive uma crise humanitária que deixou a população em situação de miséria e fome. “Se as pessoas quiserem ficar podem ficar, mas se quiserem sair, devem poder sair. Não deveria ser uma prisão”, acrescentou.

Trump se mostrou reticente quando questionado sobre a realocação de palestinos, mas disse que os países ao redor de Israel estavam ajudando. “Tivemos grande cooperação dos países vizinhos, grande cooperação de cada um deles. Então, algo de bom vai acontecer”, disse Trump.

Os dois líderes também utilizaram o encontro para clamar vitória sobre o Irã, depois da guerra de 12 dias em junho, que culminou com ataques dos EUA contra bases nucleares iranianas.

Esta notícia foi lida 80 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com