O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira, dia 27, que em breve não haverá mais problemas entre EUA e Brasil. Lula ainda não conseguiu convencer Trump a pausar o tarifaço sobre as exportações brasileiras, o que deve seguir para um período de negociação mais longo.
“Tive uma boa impressão de que logo logo não haverá problema entre Estados Unidos e Brasil”, disse Lula. “Estou convencido de que em poucos dias teremos uma solução definitiva entre EUA e Brasil”.
Lula também colocou pressão sobre as equipes de negociação e disse que “se intermediários nossos falharem, sabem onde a corda vai doer”.
O petista afirmou que “nas equipes tem gente que gostaria de fazer acordo e gente que não gostaria” e afirmou ter pedido a Trump para colocar como emissário negociador alguém que “gostasse” do Brasil.
Lula também colocou pressão sobre as equipes de negociação e disse que “se intermediários nossos falharem, sabem onde a corda vai doer”.
Ele demonstrou preocupação com “má vontade” do lado americano, e disse que as diferenças ideológicas não devem impedir um entendimento. Ele chegou a afirmar que reconhece que o presidente um país tem direito de taxar produtos importados, caso causem prejuízos à indústria local, mas que no caso brasileiro as medidas foram com base em dados equivocados.
“Foi surpreendentemente boa a reunião que tive com Trump. A pessoa mais entusiasmada era o presidente Trump”, afirmou o presidente. “Vocês sabem que se depender do Trump e de mim vai ter acordo”, disse Lula aos negociadores. “Se alguém disser não às coisas que escrevemos, não será da parte dele e nem de minha parte.”
Esta notícia foi lida 55 vezes!
ORC FM 94.9 Mhz Orlândia Rádio Clube
