(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Política / Aliados defendem que Lula expulse embaixador de Israel do Brasil; Itamaraty sugere não ampliar crise

Aliados defendem que Lula expulse embaixador de Israel do Brasil; Itamaraty sugere não ampliar crise

Por Felipe Frazão e Vera Rosa

O governo não tem intenção de expulsar o embaixador de Israel, Daniel Zonshine, neste momento, mas, em conversas reservadas, auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva dizem que a ideia foi apresentada a ele e o tema pode voltar à mesa se Israel subir o tom ou adotar alguma nova medida mais séria.

PUBLICIDADE

“Hoje, o nosso foco é no G-20, não em amplificar a tensão”, disse um diplomata ao Estadão. A expulsão de um embaixador é uma atitude muito drástica, que será tomada apenas em último caso, embora o cenário tenha sido apresentado a Lula na reunião de segunda-feira, 19, que contou com a presença de integrantes da coordenação política do governo e do assessor do presidente para Assuntos Internacionais, Celso Amorim.

A saída do embaixador de Israel no Brasil foi defendida por aliados de Lula por causa da crise diplomática que se agrava desde o fim de semana, provocada pela comparação que o presidente fez entre o Holocausto de judeus pelos nazistas e a campanha militar israelense na Faixa de Gaza contra o grupo terrorista Hamas.

Integrantes do governo estudaram cenários junto ao presidente, e optaram, por enquanto, em apenas responder ao governo israelense, sem impulsionar a crise. O Itamaraty considera que, após a dura reação do ministro Mauro Vieira, que acusou Israel de atacar o Brasil de forma “insólita” e praticar “antidiplomacia” com fins políticos, agora é a vez de Tel Aviv tomar o próximo passo. O chanceler mirou sua reação no homólogo Israel Katz.

O ministro deixou claro que o Brasil vai reagir sempre, recorrendo a protocolos diplomáticos. A expulsão de Zonshine é um deles, assim como declaração de persona non grata, aplicada por Israel a Lula.

Esta notícia foi lida 42 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com