Pelo menos 23 cápsulas de pistola calibre 9 milímetros foram encontradas pela perícia. Marcelo Dentello atua há 35 anos como criminalista e foi alvo de bandidos na manhã de sábado (16).
Alvo de um atentado na manhã de sábado (16) em Ribeirão Preto (SP), o advogado criminalista Marcelo Dentello disse que, em um primeiro momento, não entendeu que estava sendo perseguido e chegou a pensar que se tratava de uma briga de trânsito.
O caso aconteceu por volta das 11h10 e ele tinha acabado de deixar a residência, na zona Leste da cidade, para levar um remédio a um amigo.
“Na hora, eu não sabia do que se tratava, se era uma briga de trânsito, mal entendido no trânsito, mas eu tinha certeza que era algum engano. Como o carro me fechou, não dava para ir para a frente, eu já engatei a ré, na percepção de que poderia ter uma briga ali, ele vir para cima do carro, dar um chute na porta do carro. Fiquei preocupado”.
Segundo o boletim de ocorrência, Dentello foi surpreendido por dois homens em um Toyota Yaris no cruzamento das ruas Alfredo Poggi e Trinta e Um, no Parque dos Servidores.
O Toyota vinha da Avenida José Antônio Ferrarezi e encontrou com o carro do advogado, um Renault Clio, a cerca de dez metros de uma conversão à esquerda. Os ocupantes desceram do veículo encapuzados e passaram a atirar.
“De repente, desceu ali duas pessoas com rosto coberto, armas na mão. Como eu já estava dando uma ré bem leve, foi o momento que acelerei realmente e fui tirando o pé da embreagem para fugir dali. Agora, como eu fiz essa manobra, quase uma curva no S, e um atirador a cinco metros, eu não sei. Só tenho uma certeza, foi a mão de Deus. Não tem outra explicação”.
Pelo menos 23 cápsulas de pistola calibre 9 milímetros foram encontradas e recolhidas pela perícia.
Câmeras de segurança flagraram a ação (veja vídeo acima). Nas imagens, é possível ver o momento em que o advogado deixa a casa onde mora dirigindo o carro dele. Três minutos depois, dá de cara com os suspeitos
“Eu havia acabado de voltar do mercado, deixei algumas compras na minha casa e retornei para o carro, que estava indo levar um remédio para um necessitado, amigo nosso da igreja. Foi tudo muito rápido, pelo que pude entender, seria realmente uma execução. Quando você vê dois duas pessoas com arma na mão e capuz no rosto, dois covardes, só poderia ser execução”.
Dantello afirma que atua como advogado criminalista há 35 anos em casos que chamaram a atenção na região de Ribeirão Preto e não vai se intimidar com a tentativa de homicídio.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/f/z/cf5rtyQnqV9tKgI8DGpA/foto.png)
Marcelo Dentello, advogado criminalista de Ribeirão Preto (SP), foi alvo de atentado no sábado (16) — Foto: Jefferson Neves/EPTV
Ele é advogado de Carlos Salomão, que é investigado pela morte do irmão, Rogério Salomão, e a advogada dele, Lilian Jorge. O crime aconteceu no ano passado, em Jardinópolis (SP).
“Nunca sofri qualquer tipo de ameaça, nunca aconteceu isso comigo, nunca briguei com ninguém. Não se pode, em 2025, confundir a figura do advogado criminalista com o crime. Eu não estou defendendo o crime, jamais defendi o crime. Não defendo nem o porte de arma. Defendo os direitos institucionais, da ampla defesa desse cidadão. É isso que o advogado criminalista faz”.
Tiros atingiram veículo que vítima dirigia
O caso aconteceu por volta das 11h10 do sábado (16), no cruzamento das ruas Alfredo Poggi e Trinta e Um, no Parque dos Servidores, zona Leste de Ribeirão Preto.
Dantello escapou dos tiros sem ferimentos e sofreu apenas escoriações, por conta dos estilhaços do vidro do carro, que foi atingido pelos disparos.
Câmeras de segurança flagraram a ação. Nas imagens, é possível ver o momento em que o advogado deixa a casa onde mora dirigindo um Renault Clio.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/k/N/XWSSHvRSaMsrZ9rarhow/carro-adv.jpg)
Advogado escapou ileso de ataque a tiros em Ribeirão Preto — Foto: Reprodução/EPTV
De acordo com o boletim de ocorrência, na altura da Rua José Antônio Ferrarezi, a cerca de dez metros de uma conversão à esquerda, o advogado é surpreendido por uma pessoa dirigindo Toyota Yaris, que passa a persegui-lo. Dois ocupantes desceram do veículo encapuzados e passaram a atirar.
Dantello engatou a ré e acelerou o veículo para fugir dos suspeitos, que dispararam contra ele. Além do carro do advogado, os tiros atingiram um terceiro veículo, um Volkswagen Polo, que estava na rua. Ninguém se feriu.
Presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB Ribeirão Preto, Paulo Martins Casom disse que está prestando apoio e atendimento ao advogado.
“O procedimento, agora, é assistir o advogado nesse inquérito policial, acompanhar e cobrar das autoridades uma proposta rápida para que seja localizado o veículo, os autores desse atentado, e se houve ligação direta ou indireta com algum tipo de processo que o advogado trabalha”.
Esta notícia foi lida 78 vezes!