Por iniciativa do empresário Américo Paulo Alves Silveira, a igreja Santa Genoveva recebeu iluminação externa. A iluminação ainda está em teste e será entregue a população somente tem dezembro, já que a intenção do empresário é também fazer uma restauração na capela.
Foram instalados vários holofotes no valor de R$ 28 mil, que deram um destaque noturno extraordinário ao prédio. O projeto contou com a colaboração de vários empresas e empresários da cidade.
Também pela iniciativa de Américo Alves, que mais uma vez se envolve em causas em favor do embelezamento da cidade, a igreja será restaurada. Mas este processo é muito mais complexo, e envolve profissionais e artistas plásticos formados.
História da Igreja
Recebeu este nome por influência de duas pessoas. O fundador da cidade Francisco Orlando Diniz Junqueira, que foi casado com Genoveva Angélica Teixeira Junqueira, e José Frausino Junqueira Neto, que foi casado com Genoveva Clara Diniz Junqueira, “ a tia Veva” da Fazenda Agudo. Em l.907 foi levantado um crucifixo, onde hoje é a Praça Mário Furtado. A construção da igreja teve início em seguida e entregue à população em l.910.
Três restaurações foram feitas ao longo da história. Em 1.917, quando recebeu pintura de santos. Depois em 2.008 e 2.010, esta última com recursos de Madalena Diniz Junqueira e Lúcia Motta Junqueira. (Pintor: Manoel Parra de Ribeirão Preto).
“A primeira reforma da igreja de Santa Genoveva aconteceu entre 16 de agosto a 30 de setembro de l.917 e parece ter sido ornada com as pinturas das paredes e teto pelo pintor Carlos Albriata (ou Abbriata?)”. Livro do Tombo I página 24. Consta ainda no livro de Tombo da Paróquia, que no dia 29 de janeiro de 1911, foi feita a bênção da Capela Santa Genoveva, que pertencia à Paróquia Divino Espírito Santo de Nuporanga, pelo pároco daquela cidade Padre Messias de Mello Tavares, o qual no dia 10 de setembro de 1911, passa a ser o pároco de Orlândia.
Nela, quando a cidade tinha 4.500 moradores, foram realizados em 1.913, 250 batizados, 48 casamentos, e 23 encomendações (exéquias) como era chamado.
Em 1.915, já eram 7.500 pessoas. Foram feitos 383 batizados, 65 casamentos e 25 encomendações de corpo presente.
Genovave é a santa padroeira de Paris. Seu dia é comemorado em 3 de janeiro.
Esta notícia foi lida 75 vezes!