(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Internacional / Por que os iranianos estão nas ruas? Veja o que se sabe sobre a onda de protestos no país

Por que os iranianos estão nas ruas? Veja o que se sabe sobre a onda de protestos no país

As cidades do Irã se prepararam para mais noites de protestos contra o governo, apesar da repressão crescente das autoridades, que prometeram acabar com as manifestações. O número

De acordo com os últimos números – de ativistas dentro e fora do Irã – ao menos 490 manifestantes morreram, e 48 agentes de segurança, com mais de 10.600 pessoas presas em duas semanas de agitação.

As passeatas começaram no final de dezembro em resposta a uma crise econômica, mas desde então se espalharam e cresceram em tamanho, alimentadas pela insatisfação contra o governo autoritário do Irã.

Na sexta-feira, 9, a capital do país, Teerã, e outras grandes cidades foram sacudidas por uma segunda noite consecutiva de tumultos, apesar do bloqueio da internet. Os manifestantes entoaram slogans contra o regime da República Islâmica, acenderam fogueiras e, em alguns casos, incendiaram prédios, de acordo com entrevistas com testemunhas e vídeos verificados pelo The New York Times ou exibidos pela BBC Persian Television.

As autoridades ameaçaram tomar medidas duras contra os manifestantes. No sábado, as forças armadas do Irã disseram em um comunicado que protegeriam “a infraestrutura estratégica e a propriedade pública”.

Dezenas de manifestantes foram mortos desde o início dos protestos, no final de dezembro, de acordo com grupos de direitos humanos.

Esta notícia foi lida 80 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com