(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Esportes / João Fonseca vence Shapovalov, vai à semi na Basileia e se garante no top 40 do ranking

João Fonseca vence Shapovalov, vai à semi na Basileia e se garante no top 40 do ranking

Crédito: Bruno Accorsi e Bruno Nogueirão | Estadão

João Fonseca fez questão de ressaltar a força mental na estreia vitoriosa diante do francês Giovanni Mpetshi Perricard. E precisou, mais uma vez, de concentração e sangue frio para somar novo triunfo no ATP 500 da Basileia. Nesta sexta-feira, após quatro dias da estreia — ganhou o segundo jogo por W.O. —, o brasileiro começou errando muito e visivelmente irritado, mas após “colocar a cabeça no lugar”, buscou a virada diante do canadense Denis Shapovalov, que abandonou durante o terceiro set sem explicação, parciais de 3/6, 6/3 e 4/1, para alcançar a inédita semifinal de um ATP 500 na carreira.

Depois de chegar às quartas em torneios dessa magnitude pela segunda vez na carreira, João Fonseca queria mais e se tornou o segundo brasileiro a alcançar as semifinais de um ATP 500, repetindo Thomaz Bellucci. O paulista alcançou a fase em 2011, em Acapulco, quando caiu diante do espanhol Nicolás Almagro na busca por vaga à decisão.

A vitória sobre Shapovalov garante o brasileiro de 19 anos entre 40 primeiros do ranking mundial. O carioca deve aparecer no mínimo na 39ª posição na atualização que será divulgada na segunda-feira. A sua melhor colocação até o momento foi o 42º lugar.

João Fonseca vibrou com o 1 a 0, mas não aproveitou o serviço e viu o rival logo empatar em partida com início nervoso e erros em demasia. Os golpes do brasileiro não entravam, as decisões pareciam equivocadas e logo a desvantagem aumentou para 4 a 1 com seu oitavo erro não-forçado no jogo.

Com uma quebra de vantagem, bastou ao confortável canadense administrar o placar para fechar o primeiro set com 6 a 3 diante de um adversário visivelmente afobado e nervoso em quadra. Por vezes João Fonseca apareceu conversando sozinho e reclamando de suas falhas.

Precisando “entrar no jogo”, o garoto de 19 anos iniciou o segundo set com um triplo break point desfavorável de 0 a 40. Salvou todos após respirar fundo e buscar concentração. Vibrando mais, conseguiu sair do buraco.

Mais agressivo, João Fonseca conseguiu quebrar o serviço no quarto game e, diferentemente do primeiro set, não desperdiçou a vantagem a seguir ao abrir importantes 4 a 1. Na hora de embalar, contudo, a ansiedade pesou mais uma vez, os erros reapareceram e Shapovalov encostou com 4 a 3 e o saque.

Esta notícia foi lida 81 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com